domingo, 8 de abril de 2012

ELTON MEDEIROS


Poucos conseguem fazer ritmo de samba numa caixa de fósforo como Elton Medeiros, compositor-fundador da Unidos de Lucas e autor de sambas de inconfundível caráter e personalidade, onde ele expõe com lucidez e precisão a sua visão do mundo e do samba.

O ano era 1945, mês de maio, fim da Segunda Guerra Mundial, o povo comemorava cantando e sambando. Pelas ruas de Nilópolis um bloco famoso fazia a sua peregrinação de bar em bar, era o Bloco do Irineu Perna-de-Pau, que costumava sair durante o carnaval. Tempos depois Irineu faleceu e os seus liderados ficaram desnorteados.

Na noite de Natal de 1948, em casa de D. Eulália de Oliveira, os remanescentes do bloco estavam reunidos e, entre copos de vinho tinto e rabanadas, resolveram fundar a Associação Carnavalesca Beija-flor, o pássaro preferido de D. Eulália, que foi quem sugeriu o nome.

Seu filho Milton, o Negão da Cuíca, foi aclamado presidente e já no ano seguinte saia às ruas do local o novo bloco com as cores azul e branco, herdadas do agrupamento do finado Irineu. Com a adesão de mais gente e o inevitável crescimento a Associação tornou-se escola de samba em 1951 desfilando, com o enredo Libertação de Nilópolis. Começava ali a grande trajetória da escola que estava destinada a terminar com a hegemonia das chamadas quatro grandes (Mangueira, Portela, Império e Salgueiro).

Somente em 1952 é que a Escola de Samba Beija-flor desceu à cidade e apresentou-se no desfile da Praça Onze, entre as do segundo grupo. Ora subindo para o primeiro, ora descendo para o segundo, a escola foi adquirindo forma e coesão, até que em 1974 firmou-se entre as do desfile principal com o enredo Brasil Ano 2000. Mas o grande acontecimento deu-se em 1976, quando Joãozinho Trinta tendo saído do Salgueiro, foi convidado pelo presidente Nelson Abraão David e fez na Beija-flor o enredo Sonhar Com Rei Dá Leão, focalizando com malícia e espírito cariocas uma das grandes instituições do Rio de Janeiro: o jogo do bicho.

Ninguém resistiu à beleza dos figurinos de Viriato Ferreira e às alegorias do Joãozinho, animadas por um contagiante samba de Neguinho da Vala. E a Beija-flor foi a campeã de 1976, quebrando uma escrita de anos, rompendo o cerco das quatro que se revezavam no primeiro lugar. Em 1977 e 1978, o fato viria se repetir e o ex-bloco de Irineu Perna-de-Pau, agora é uma poderosa escola, que tornou-se tricampeã do carnaval carioca.

Sonhar Com Rei Dá Leão (1976), Vovó e o Rei da Saturnália (1977) e Criação do Mundo na Tradição Nagô (1978) são enredos que se tornaram inesquecíveis pela concepção e pela realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário