domingo, 8 de abril de 2012

TEM MAIS ESCOLAS...


A via férrea que passa em Parada de Lucas dividiu por muito tempo o samba do local. Esta divisão não era somente geográfica, era muito mais. Era a irreconciliável rivalidade entre duas escolas de samba que disputavam a preferência dos habitantes daquele subúrbio.

Os encontros, evitados sempre que possível, degeneravam numa pequena batalha onde partilhavam todos, e que só terminava quando cada grupo recuava até a linha divisória.

No dia do desfile, o grande objetivo das duas não era propriamente o primeiro lugar, mas sim a colocação na frente da outra. Era um campeonato particular.

Esta disputa durou apenas 33 anos, até que, em 1º de maio de 1966, foi homologada a fusão e, dai em diante, Aprendizes de Lucas e Unidos da Capela transformaram-se na escola de Samba Unidos de Lucas.

A idéia da fusão já existia há uns vinte anos, mas nenhuma diretoria de qualquer das duas agremiações aceitava consumá-la. Muita conversa ao pé do ouvido, emissários que iam e vinham de lado para o outro, papos nos botequins da redondeza, mas quando parecia que tudo estava resolvido aparecia sempre alguém para dizer: “Fusão sim, mas só se a sede for em cima da linha do trem!”.

José Serrão, mais conhecido como Cartola, atesta que a escola Aprendizes de Lucas foi fundada em 1933, em frente à padaria da esquina das ruas Cordovil com Lucas Rodrigues, onde a turma que jogava pelada todos os domingos se reunia ao cair da noite. O nome da escola foi conhecido pela primeira vez em 1935, quando com cerca de 200 pessoas ela participou do desfile na Praça Onze.

A criação dos Aprendizes determinou o nascimento, na outra margem da linha do trem, dos Unidos da Capela. Isto em 15 de Janeiro de 1933. Já existia no local a agremiação Capela Futebol Clube, desde 1928, e em 1926 o bloco virou escola desfilando pela primeira vez com enredo Sonho de Ópio, sendo campeã em 1950 com o enredo Homenagem ao Esporte Nacional.

No carnaval de 1968 surgia no desfile da Avenida Presidente Vargas uma nova escola e com as cores amarelo e vermelho: Unidos de Lucas, batizada na Matriz São Sebastião de Lucas e tendo como padrinhos a cantora Elizete Cardoso e o poeta Vinicius de Moraes que, impedido de comparecer, foi representado por outro poeta: Hermínio Bello de Carvalho. Em diversos carnavais Elizete desfilou com a Unidos de Lucas, mesmo quando a escola desceu para o segundo grupo.

À Unidos de Lucas, se não tivesse outros motivos para ter o seu nome inserido entre aqueles das escolas que acrescentaram fatos positivos à história do samba, bastava um: o samba enredo História do Negro no Brasil, mas conhecido como Sublime Pergaminho, de autoria de Zeca Melodia, Nilton Russo e Carlinhos Madruga. É uma das mais perfeitas sínteses e um dos mais pungentes cânticos da saga do negro em terras brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário