sexta-feira, 1 de abril de 2011

GRES Reino Unido da Liberdade - Carnaval 2011


Enredo: Num Reino de Maravilhas e Esplendor a Mulher é Deusa, Guerreira, Sedutora e Bela. Luz que não se apaga.

No dia 6 de agosto de 2010, o jornal Diário do Amazonas publicou a matéria “Reino Unido fará homenagem à mulher no Carnaval 2011”:

A Escola de Samba Reino Unido da Liberdade apresenta nesta quinta-feira, 12, no Ideal Clube, seu enredo para o Carnaval 2011.

Pela primeira vez a escola de samba sairá de sua quadra, no Morro da Liberdade (zona sul), para mostrar ao público o seu projeto de desfile em um espaço ‘neutro’.

Mas é uma inovação que se justifica plenamente, pela magnitude do tema, afinal, no ano em que completará três décadas de existência, a agremiação deixará de falar sobre a sua própria história para louvar a mulher, com um enredo de autoria do professor e folclorista Alvadir Assunção e do radialista, promotor cultural e sambista Ivan de Oliveira.

A escolha da mulher como tema da Reino Unido para o Carnaval 2011 deu-se por um motivo interessante: em 2011, a Terça-feira Gorda será em 8 de março, nada menos que o Dia Internacional da Mulher.

“Não poderíamos deixar de lado esta feliz coincidência. Está certo que o desfile das escolas de samba do grupo especial é no sábado, porém o ápice do Carnaval é na terça-feira. Então, o grande tema do Carnaval de 2011 não pode ser outro senão a mulher”, explica o presidente da escola, Jairo Beira-Mar.

Para fazer jus à grandeza de seu tema, a Reino Unido preparou uma noite especial para esta quinta-feira.

Durante coquetel para a imprensa e convidados, haverá apresentação do grupo Resistência do Samba (grupo da casa, que se apresenta todos os sábados na roda de samba que acontece em frente à quadra da escola) com os cantores Wilsinho de Cima e Douglas, dos casais adulto e mirim de mestre-sala e porta-bandeira, além da rainha, da madrinha e da musa de bateria, Layana Pampolha, Elane Vasconcelos e Suzyane, respectivamente.


Durante o evento no Ideal Clube, o diretor de Comunicação do GRES Reino Unido, Ivan de Oliveira, distribuiu para a imprensa um release sobre o enredo escolhido:

Em 2011, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Reino Unido da Liberdade completará três décadas de existência.

Um tempo, sem dúvida, marcado pela ousadia, que levou a agremiação à vanguarda do carnaval amazonense em muitas ocasiões.

Uma história que não será cantada no Carnaval 2011 porque um tema ainda mais rico nos caiu do céu: A Mulher.

Sim, pois o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, estará dentro da quadra momesca, exatamente na Terça-Feira Gorda.

Diante desta feliz coincidência, faremos de nosso desfile no Carnaval 2011 uma grande celebração em homenagem às mulheres, personificadas em algumas delas que, ao longo da história da humanidade, marcaram seu tempo nas lutas sociais, nas artes, na política, no trabalho e em vários outros campos de atividade.

Com o enredo “Num Reino de maravilhas e esplendor a mulher é deusa, guerreira, sedutora e bela. Luz que não se apaga” pretendemos ofertar ao povo amazonense, mais uma vez, um desfile carnavalesco inesquecível. E temos certeza que isso há de acontecer, pois temos a melhor fonte de inspiração que um poeta pode ter.

Jairo Beira-Mar (Presidente)


Enredo

Certo poeta conheceu em sonhos, um dia, um Reino onde o samba faz morada e irradia alegria aos seus súditos, que aparentam imensa felicidade nas lides do dia-a-dia.

Os pertences e objetos de uso pessoal do povo desse Reino são multicoloridos com predominância para o verde e o branco, pois alimentam a idéia de que a cor branca inspira a paz e a verde simboliza a esperança.

Nesse Reino não há guerra, exploração ou miséria. É próspero, sem preconceito, sem discriminação, onde todos vivem em paz.

Um universo de solidariedade e amor, lugar de convívio prazeroso entre irmãos que vivem para fazer a alegria e a felicidade dos seus semelhantes.

Neste Reino encantado as Mulheres são amadas, respeitadas e cuidadosamente tratadas, com muito carinho.

São as flores de um belo jardim que embelezam a paisagem, perfumam a atmosfera e inspiram as grandes realizações.

Todos têm consciência de que sem essas musas inspiradoras esse Reino seria insípido, descolorido e sem graça, por isso elas são consideradas verdadeiras Deusas.

A importância das Mulheres é tanto para o povo desse Reino que ele resolve fazer uma grande festa, ou melhor, um belo desfile de carnaval para homenageá-las.

Empolgado com a idéia, o poeta deu vazão à sua imaginação e deixou que seu pensamento voasse livre, percorrendo a historia da humanidade em busca de deusas, artistas, líderes, cientistas, heroínas para serem homenageadas.


O evento, na idéia desse Reino e do poeta, será uma grande confraternização em homenagem a todas as mulheres do mundo pelas suas lutas vitoriosas contra a discriminação, o preconceito social, racial e aos maus tratos que eram submetidas, enfim, pelos seus direitos humanos.

E quando este querido Reino adentrar o Sambódromo no dia 5 de março de 2011, sob o ritmo inconfundível da sua bateria, vai irradiar brilho, luxo, arte e beleza, antecipando sua homenagem ao Dia Internacional da Mulher e mais uma vez o público vai delirar, levantar e aplaudir.

Desfilarão Cleópatra, mulher imensamente bela, que com sua astúcia conquistou o reino do Egito, Makare Hatshepsut, rainha egípcia que abandonou a guerra e promoveu a paz no Egito, Ricoberta Menchú, líder indígena guatemalteca, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 1992 por sua luta em defesa dos direitos humanos, em especial dos indígenas e das mulheres da Guatemala, assim como outras figuras femininas marcantes da história humana.

Da Rússia, por exemplo, as mulheres que foram às ruas lutar, sob os símbolos do Pão e Paz, por melhores condições de vida, de trabalho e por igualdade de direitos civis como o voto.

De Nova York, as operárias que sacrificadas ao serem trancadas e queimadas vivas em represália aos seus protestos contra as más condições de trabalho a que eram submetidas na indústria de tecelagem.

No Reino Unido desfilarão, ainda, heroínas de inúmeras lutas e ideais como Maria Quitéria, Joana D`Arc e Anita Garibaldi; companheiras como Maria Bonita, abnegadas pelo próximo como Madre Tereza de Calcutá, Ana Nery, Florence Nasthergaly e Irmã Dulce; líderes que estiveram à frente de seu tempo como Chiquinha Gonzaga, Frida Khalo e Leila Diniz; escritoras como Raquel de Queiroz e Cecília Meireles, artistas plásticas como Tarsila do Amaral e Beatriz Milhazes, todas sob a proteção e o axé de Joana Gama, precursora do candomblé em Manaus, com o terreiro instalado na rua São Benedito, no Morro da Liberdade, devidamente acompanhada por sua corte.


E, como não poderia faltar, far-se-ão presentes as mulheres caboclas, modernas Amazonas, com sua simpatia, força e imponência, quer como donas de casa, operárias, garis, profissionais liberais, executivas, líderes sociais e políticas, quer como mães, esposas e filhas.

E o sonho do poeta se fará realidade nesse tributo de gratidão a essas ninfas misteriosas que estão sempre renovando seu charme para embelezar a vida e preencher o mundo de carinho e amor, pois, sabem que representam o ideal sublime a ser conquistado.

E assim, as Mulheres de todo o mundo serão homenageadas numa noite de gala, recebendo nos aplausos do público uma merecida manifestação de amor e carinho por tudo que representam para a humanidade, pois são luzes que não se apagam.

Será um desfile inesquecível, alegre, colorido, emocionante. Um apoteótico espetáculo de arte, criatividade, luxo e rara beleza, pois nesse Reino predomina o Espírito Imortal da Resistência Samba e seus súditos estarão mais cativantes e felizes por enaltecerem a Mulher com o esplendor que ela merece.

E como o grande anfitrião desta noite, o Reino Unido da Liberdade fechará o espetáculo em grande estilo, refletindo uma luminosidade intensa de vida, alegria e beleza.

Com certeza o povo vai se emocionar aplaudindo a magnífica apresentação e dos corações cheios de alegria, fluirão rosas vermelhas para presentear todas as Mulheres do mundo.

Depois de uma série de eliminatórias ocorridas na quadra da escola, durante os meses de setembro e outubro, foi escolhido o samba enredo de 2011:


Samba-enredo: “Num Reino de Maravilhas e Esplendor, a Mulher é Deusa, Guerreira, Sedutora e Bela, Luz que não se apaga”

Autores: Schineider, Mestre Major e Mingau da Grande Rio

Intérprete: Wilsinho De Cima

É o amor de verdade
Que enfeita a minha vida cheia de felicidade
O tempero da paixão e da alegria
Festejamos o seu dia
Rainha na guerra e na paz
Na luta você é demais
A bela obra que deus criou
Trabalha com dignidade
A força está em você
Toda liberdade pra lhe ver
Garibaldi resistiu
Seu legado foi maior
É Maria Bonita e faceira
Chiquinha Gonzaga cantando em tom menor (bis)
Lindo de se ver
Um mundo colorido pra você
Bela...
Cabocla amazonas, aquarela
A luz do mistério profundo
É o fruto que trás a vida ao mundo
Hoje esse reino encantado
És o meu solo sagrado
Tua luz brilha mais que o meu olhar
Linda mulher...
Hoje faz a minha cabeça
Vem cantando o amor e não esqueça
Pra ser a sensação do carnaval
Reino unido vem cantar
Deusa guerreira, me diz como é
No morro é a hora e a vez da mulher (bis)


No domingo, dia 16 de janeiro, a Reino Unido da Liberdade apresentou os protótipos das fantasias que iriam compor o desfile da escola verde e branca do Morro da Liberdade.

A partir daquela data e em todos os domingos até a semana do desfile, o GRES Reino Unido começou os chamados ensaios técnicos, com a bateria e demais itens da escola saindo de pontos estratégicos do bairro ou adjacentes a este em direção à quadra da escola.


Era a partir desses ensaios técnicos pelas ruas do bairro que as diretorias de Evolução e Harmonia promoviam os ajustes necessários nos desfiles das alas.


No dia 20 de janeiro, o jornal Diário do Amazonas publicou uma matéria intitulada “Reino Unido promete revolucionar o carnaval de Manaus”:

A Escola de Samba do Reino Unido da Liberdade começa a intensificar os ensaios da bateria para o Carnaval 2011.

Quatro noites por semana, o bloco toma as ruas do bairro Morro da Liberdade, zona sul de Manaus, onde ensaia cada passo.


Neste ano, a agremiação completa 30 anos de samba. Os brincantes trabalham para comemorar a data com outro troféu de campeã e prometem revolucionar o desfile.

Com o samba-enredo intitulado “A hora e a vez da mulher”, a Reino Unido fará uma grande homenagem às “guerreiras amazonas”, como define o presidente da escola de samba, Jairo Beira-Mar.

Para encher o Sambódromo de som, a bateria da verde-e-branco colocará 300 ritmistas na avenida. E para acertar todas as notas, os integrantes começaram os ensaios no dia 24 de agosto de 2010.


Conforme Beira-Mar, em cada noite, um grupo diferente toma a rua e, no domingo, os 300 da Liberdade se reúnem para o prelúdio do espetáculo.

“A Reino Unido revolucionou o Carnaval pela primeira vez, ao ser a primeira escola de semana de Manaus. Agora, nos preparamos para outra revolução”, destaca Beira-Mar.

Todos os detalhes desta “revolução” são mantidos em segredo, mas pelo ensaio técnico da bateria é possível ver que a Reino Unido vai cumprir o que promete.


Durante duas horas ininterruptas, a bateria ensaia cada passo, literalmente.

O grupo treina “paradinhas”, coreografias, rodopios e até mesmo a forma de andar. São baquetas, metais, caixas, músculos e sorrisos em busca da sincronia perfeita.

Os ensaios são abertos ao públicos em frente à sede da escola de samba, no bairro Morro da Liberdade.


As reuniões são todas as quartas, quintas, sextas, a partir das 20h, e nos domingos, a partir das 17h30. No fim de semana, depois das “obrigações”, a escola toda cai no pagode.

Números

De acordo com Beira-Mar, a Reino Unido começa a vender os trajes do Carnaval 2011 na quinta, dia 20. São 35 alas, cada uma com 120 componentes, totalizando 4.200 fantasias.

“Ainda nem colocamos à venda e já temos três alas esgotadas”, afirma. “Por isso, venham logo, que antes mesmo do dia 20 de fevereiros, todas as fantasias estarão vendidas”.


Em 2011, a Reino Unido desfilará com cinco carros alegóricos. Com quase 30 anos de existência, a última vez que a escola de samba do Morro da Liberdade comemorou um título foi em 1999.

“De lá pra cá, temos batido na trave”, diz Beira-Mar. “Fomos campeões seis vezes, mas já tivemos 15 títulos roubados”, alfineta Beira-Mar.

Conforme o presidente da agremiação, a Reino Unida foi vice-campeã nas últimas cinco disputas do Carnaval de Manaus.

“Estamos trabalhando para fazer um carnaval digno da história da Reino Unido. Este é o ano da mulher e não poderíamos abordar outro tema”, destaca.


No dia 8 de março, o Portal Amazônia publicou uma matéria intitulada “Reino Unido da Liberdade é campeã do Carnaval de Manaus”:

O GRES Reino Unido da Liberdade obteve 269,9 pontos na apuração das notas do Grupo Especial e conquistou o título de campeã após doze anos sem vencer o Carnaval, nesta terça-feira (08).

A agremiação fez uma homenagem às mulheres durante o desfile, realizado na madrugada do último domingo (06).


A escola de samba Aparecida ficou em segundo lugar, com 268,3 pontos. A Sem Compromisso (268,20) conquistou o terceiro lugar.

Andanças de Ciganos e Presidente Vargas foram rebaixadas para o Grupo de Acesso A.

A escola de Samba Reino Unido da Liberdade recebeu a maior sequência de notas 10 nos quesitos Enredo, Samba-Enredo, Fantasias, Mestre-sala e Porta-Bandeira, Bateria, Alegorias e Adereços, Harmonia, Evoluçao e Comissão de Frente.


“Foram cinco anos amargando o segundo e o terceiro lugar. Essa festa tinha que ser nossa”, disse o presidente da Reino Unido, Jairo Beira-Mar.

A Reino Unido desfilou com 4,5 mil integrantes. A agremiação trouxe cinco carros alegóricos, 31 alas e 12 destaques principais para a avenida.

Com o enredo “A hora e a vez da mulher – Num Reino de Maravilhas e Esplendor, a Mulher é deusa, guerreira, sedutora e bela, luz que não se apaga”, a escola mostrou as personalidades e conquistas das mulheres na história do País.

Entre os eventos lembrados pelo carnavalesco Almir Nascimento está a posse da primeira presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

A busca por direitos humanos também ilustrou o carnaval da Reino Unido da Liberdade, com destaque para a ala que retratou a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, contra violência doméstica e agressões a mulheres.


A Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, fundada no dia 5 de setembro de 1981, conquistou o 22º título no Carnaval.

Ao longo da história, a agremiação conquistou seis títulos de campeã nos anos de 1989, 1990, 1995, 1996, 1997 e 1999.

Classificação Geral

A ordem de classificação geral do Grupo Especial ficou definida em G.R.E.S Reino Unido da Liberdade (269,9 pontos) , G.R.E.S Mocidade Independente de Aparecida (268,3), G.R.E.S Sem Compromisso (268,2), G.R.E.S A Grande Família (268,2), G.R.E.S Unidos do Alvorada (265,3), G.R.E.S Vitória Régia (264,2), G.R.E.S Mocidade Independente do Coroado (263,7), G.R.E.S Balaku Blaku (257,0), G.R.S Andanças de Cigano (255,45) e G.R.S Presidente Vargas com 252,3 pontos.

Grupo de Acesso

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Dragões do Império levou o título de campeã do Grupo de Acesso do Carnaval de Manaus, com 275, 10 pontos e passa a fazer parte do Grupo de Especial a partir de 2012.

A Império da Kamélia ficou em segundo lugar com 262.9 pontos e a escola de samba Mocidade Independente da Raiz em terceiro, com 262.7 pontos.













João Thomé, Robério Braga, Jairo Beira-mar e Chicão


Nenhum comentário:

Postar um comentário